Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pessach - festa da Liberdade

PESSACH, A FESTA DA LIBERDADE
          Pessach comemora a saída da escravidão para a liberdade, da escuridão para a luz, da ignorância para a educação, da exclusão para a cidadania, perpetuando para todas as gerações futuras a lembrança de que escravos um dia fomos, e hoje libertos entendemos e valorizamos a liberdade conquistada.
        Em todas as gerações cumpre-nos relatar acerca da saída do Egito e da busca da liberdade, discutindo seu significado e assumindo plenamente nossa condição de cidadão do mundo. Nascemos para sermos livres, mas, liberdade significa muito mais:responsabilidade com consciência e tolerância com as diferenças, construindo noções de justiça e solidariedade.
        Comemoramos o Êxodo sempre em nossas preces, porque a cada dia devemos nos libertar do orgulho, do preconceito, respeitando a vida, a liberdade e a dignidade de todo ser humano, acreditando que cada pessoa é um mundo inteiro e que podemos fazer um MUNDO DE DIFERENÇA.
        Vamos abrir nossos corações e receber a energia que emana desta data nos libertando da escravidão do nosso ego inflado, pois não há maior prisão do que a imposta por nossa própria vaidade. Aí reside o que mais nos escraviza.

        Escravos fomos e, hoje, em nosso momento de reflexão brindamos a LIBERDADE.

Um comentário: