Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

O PAI E SEUS FILHOS

    Era uma família onde todos os filhos, brigavam entre si. Não havia bom relacionamento entre eles. O pai sofria muito com esta situação, pois, como todo pai, queria o melhor para seus filhos.
     Um dia, cansado de tanto pedir e tentar ensinar, o pai resolveu tentar de outra forma. Pegou um feixe de varetas, uma corda e chamou os filhos.
      _ Vocês estão vendo estas varetas? Vou juntá-las e amarrá-las com esta corda. Agora, você, meu filho mais velho, quebre as varetas.
     O filho mais velho tentou, mas não conseguiu.
      - Você, meu segundo filho, veja se consegue quebrar as varetas.
     O segundo filho se esforçou, mas não conseguiu.
     - É a sua vez, meu filho caçula, tente e veja se consegue.
     O filho caçula usou toda sua força, mas nem assim conseguiu.
     O pai desamarrou o feixe, e as varetas se espalharam.
     - Quebrem agora as varetas, ordenou o pai.
     Com facilidade e rindo, os filhos quebraram as varetas.
     -Agora foi fácil, não foi? Vocês, meus filhos são como estas varetas. Separados qualquer um conseguirá quebrar vocês. Juntos, amarrados pelos laços da união e da amizade, ninguém vencerá vocês...
                                                                                  
      Se nós vivermos com o senso dos valores judaicos, deixando que essa regra determine nosso estilo de vida, cumprindo com perfeição o mandamento de amor e respeito ao próximo, principalmente a nossos pais e irmãos, buscando o benefício e o bem estar de todos, estaremos nos esforçando para alcançar o crescimento espiritual e moral e com isso encontrar o sagrado inerente a cada um de nós, para num só pensamento unirmos forças e vencer todos os obstáculos que a vida nos apresenta.
       O grande Rabino Baal Shem Tov Z L construiu uma metáfora, que traduz esse conto: ”Sozinha uma letra não tem significado, mas se você junta essas letras, você cria um parágrafo”. Torá é Vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário