Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

Um filho

    Três mulheres conversando ao lado de um poço. Um velho as escutava.
    A primeira mulher dizia: - Meu filho é muito forte, corre e pula.
    A segunda dizia: - O meu filho canta como os passarinhos.
    A terceira mulher nada dizia, então o velho perguntou: -Você não tem filhos?
    Ela respondeu: - Tenho, mas ele é um menino normal como todas as crianças.
   As três mulheres pegaram seus potes cheios de água e foram caminhando. No meio do caminho, elas pararam para descansar e o velho homem sentou ao lado delas.
    Logo elas viram seus filhos voltando para perto delas. O primeiro vinha correndo e pulando, o segundo vinha cantando lindas canções. O terceiro não vinha pulando nem cantando, ele correu em direção a sua mãe e pegou o pote cheio de água e levou para casa.
    Então as três mulheres perguntaram para o velho homem: - O que o senhor achou dos nossos filhos?
    E o velho homem respondeu: - Realmente, eu acabei de ver três meninos, mas vi apenas um filho.

    Seguindo Maimônides, é mais importante pensar sobre qual condutas devemos adotar para que nos tornemos seres humanos melhores, do que perder tempo com coisas que não trarão benefício para o nosso desenvolvimento pessoal. O verdadeiro valor ético e moral é aquele que preserva e respeita pai e mãe, que ama o próximo como a si mesmo, fazendo o bem a quem dele precisa.  É preciso que nossos filhos recebam bons exemplos para que possam transmitir aos seus filhos e por todas as gerações.
    Neste Yom Kipur tivemos a bênção de, junto com o Shabat e o toque do Shofar, receber um Ano especialmente sagrado. E obedecendo aos ensinamentos da Torá, pedir proteção para que nos sintamos mais fortes, sabendo nos conhecer e ao próximo. Que possamos fazer uma reflexão de nossos atos desejando liberdade, solidariedade e muito amor.




Um comentário: